Especialistas destacam a importância de um espaço escolar adequado para o desenvolvimento integral de crianças nos primeiros anos de vida
A escolha da escola durante a primeira infância de seus filhos é uma das decisões mais importantes para os pais. Isso ocorre porque, entre zero e seis anos, as crianças passam por um período de intenso desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional.
Para o desenvolvimento de pequenos, a Base Curricular Nacional Comum (BNCC) estabelece diretrizes que indicam que a educação da primeira infância deve priorizar o bem-estar, o aprendizado ativo e a construção de autonomia desde os primeiros anos.
Nesse contexto, a infraestrutura escolar é tão importante quanto a abordagem pedagógica da qualidade da experiência educacional.
O que o BNCC diz sobre educação infantil?
A base do currículo nacional comum guia que as instituições de jardim de infância devem oferecer um ambiente acolhedor e estimulante, garantindo experiências que promovam interações, jogos e o desenvolvimento integral de crianças, corroborando assim a proposta pedagógica, que precisa respeitar o ritmo das crianças, permitindo a exploração do mundo de maneira brincalhona e investigativa.
Além disso, o documento destaca a importância de organizar espaços físicos para favorecer a aprendizagem e a construção do conhecimento. De acordo com o BNCC, os objetivos do jardim de infância incluem estimular a curiosidade, incentivar a solução de problemas e fortalecer a autonomia infantil.
Para isso, os ambientes escolares devem ser planejados para incentivar a interação, movimento e criatividade, sempre respeitando as necessidades e especificidades dessa faixa etária.
No Vila Olímpia College, os ambientes são projetados para estimular o aprendizado
Além do BNCC, diferentes pesquisas na área de educação indicam que o ambiente escolar influencia diretamente o processo de aprendizagem e o bem-estar dos alunos.
Os espaços bem planejados podem aumentar a concentração, a criatividade e a interação social, proporcionando uma experiência educacional mais enriquecedora.
A interação com espaços físicos bem planejados contribui para o desenvolvimento da autonomia da infância, pois incentiva as habilidades essenciais e permite que a criança seja protagonista na construção de seu aprendizado.
O Colégio Vila Olímpia, afiliado à rede positiva, tem essa preocupação. Portanto, seu projeto de arquitetura busca integrar conforto, segurança e funcionalidade de acordo com cada idade.
A sede do jardim de infância, por exemplo, foi projetada para estimular a autonomia e a criatividade das crianças, com espaços grandes e flexíveis que favorecem a circulação e a interação livre entre os alunos.
– Dentro desse processo, nós da equipe pedagógica e de engenharia, que construíram a nova sede do jardim de infância, pensamos em tudo para oferecer espaços de jogo muito, para promover a autonomia dos pequenos. Desde o mezanino na sala de aula com um slide até as propostas do parque, tudo foi amplamente projetado para que as crianças possam subir, descer, correr, finalmente, fazer todos os movimentos que são inerentes à infância e são deliciosos para eles, mas com intencionalidade – aponta Kamyla Leão, coordenador da educação infantil infantil.
Outro ponto proeminente na estrutura de Vila Olímpia é a presença da natureza nos ambientes escolares, incluindo áreas verdes, jardins pedagógicos e espaços sensoriais, pois os estudos indicam que o contato com o ambiente estimula o desenvolvimento cognitivo e emocional, além de promover um maior senso de pertencimento e responsabilidade ambiental.
A importância da hospedagem e adaptação escolar
A transição para um novo ambiente escolar pode ser um desafio para as crianças e suas famílias. No Vila Olímpia College, o processo de adaptação é realizado gradualmente, respeitando o tempo de cada aluno e garantindo uma recepção personalizada.
– Escolhemos o Colégio para os valores e o método de ensino acrescenta, o que respeita o tempo da criança. Nessa idade, cada criança tem seu tempo e olha individualmente. A faculdade atende a todas as necessidades de José, com cuidado e carinho, que nesta fase são muito importantes. Todos os funcionários, além dos professores, todos chamam meu filho pelo nome, festa quando ele chegar. Aqui é realmente uma segunda casa, tanto para ele quanto para mim – diz Isadora de Macedo Bau Hepp, mãe do aluno José Antônio.
A construção de laços afetivos com professores e colegas é um dos pilares desse processo, permitindo que as crianças se sintam seguras e confiantes para explorar o novo espaço.
A adaptação progressiva foi apontada por especialistas como uma estratégia eficaz para minimizar a ansiedade e facilitar a inserção de crianças no ambiente escolar.
A educação infantil desempenha um papel fundamental na construção da base do aprendizado e do desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro.
Ao ingressar em um ensino bilíngue com uma abordagem multidisciplinar e um ambiente acolhedor, o Vila Olímpia College procura proporcionar uma experiência educacional completa, alinhada com as diretrizes do BNCC e as demandas contemporâneas.
O investimento em metodologias e espaços inovadores que favorecem a aprendizagem reflete uma tendência crescente na educação que busca preparar as crianças para um mundo em constante transformação. Mais do que transmitir conhecimento, o objetivo é formar indivíduos críticos, criativos e preparados para os desafios que virão.