INSS: quem tem direito a pagamento do erro de cálculo de benefícios entre 2002 e 2009

Data:

A medida visa corrigir os erros de cálculo nos valores pagos a aproximadamente 140 mil segurados

INSSOs pagamentos para o grupo de beneficiários ativos serão feitos de abril a 31 de maio de 2025 (foto: divulgação)

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) iniciou uma revisão dos benefícios da Previdência Social concedidos entre 2002 e 2009 para aposentadoria, incapacidade, pensão da morte, pagamento por doença e ajuda a acidentes. Essa medida visa corrigir os erros de cálculo nos valores pagos para aproximadamente 140.000 segurados, entre ativos e inativos. A informação é de zero hora.

Segundo o Instituto, os pagamentos para o grupo de beneficiários ativos serão feitos de abril a 31 de maio de 2025. O próximo valor, entre as contribuições suspensas e cessadas, será pago até 31 de dezembro deste ano. Informação de Folha de S. Paulo Estime que o orçamento total deve ser de cerca de R$ 750 milhões.

Quem tem direito?

O segurado da deficiência, que inclui a aposentadoria por incapacidade, a assistência de pagamento por doença e acidentes, seus derivados e pensões de morte, que se beneficiaram de 17 de abril de 2002 a 29 de outubro de 2009 com o cálculo com base no salário de contribuição.

De acordo com o INSS, esta revisão atingirá apenas casos que já são citados pelo Tribunal e estão sendo processados. Ou seja, não há novas solicitações de análise.

Como o pagamento será feito?

Para o segurado ativo, a revisão será processada e pode levar a um aumento no benefício. Além disso, consequentemente, deve gerar um pagamento administrativo em relação aos atrasos que estão pendentes.

Para os benefícios que já foram cessados ​​e suspensos, um pagamento será formalizado, porque não há títulos mais ativos, portanto, não há diferença a receber.

Veja:  Esta cidade foi considerada uma das mais seguras de viver no Brasil

O INSS ressalta que não é possível conhecer os valores antes da revisão, verificando quem tem direito ou não. O valor será processado e reprocessado pelo sistema de previdência social. Posteriormente, o valor pago e também a quantidade de benefícios serão descritos.

Como seguir o pagamento

Para verificar se o cidadão tem o direito de correção e rastrear quaisquer pagamentos, é possível consultar o próprio site ou o aplicativo INSS, disponível para Android e iOS. Na plataforma, será indicado se houver crédito disponível ou se houver análise de processamento. Confira o passo a passo:

  • Acesse o site ou aplicação, meus INSS
  • Use o CPF e a senha registrados no Gov.Br
  • Na barra de pesquisa, digite “Revisão”
  • Navegue até a seção “Histórico de crédito de benefício”

Entenda a “revisão do artigo 29”

Essa correção do INSS é conhecida como “Revisão do Artigo 29”, que faz parte da Lei 8.213/91. O padrão estabelece que o cálculo dos benefícios de incapacidade deve ser feito com uma média de pagamentos segurados 80% mais altos.

No entanto, ao conceder contribuições entre 2002 e 2009, a conta do INSS com base em 100% dos salários, que acabaram distorcendo os valores recebidos na época.

O INSS iniciou um processo de correção e pagamento de 17 milhões de brasileiros em 2012, que se estendia até 2021.

De um novo acordo judicial entre o órgão de seguridade social e a União Nacional de aposentados, aposentados e idosos (Sindnapi), o INSS deve encaminhar a análise de 140.000 segurados residuais, que não possuíam o cálculo revisado anteriormente devido a complexidades sistêmicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post:

spot_imgspot_img

Popular

Veja também
Relacionado

Joe Biden fala pela primeira vez sobre diagnóstico avançado de câncer em estágio

Joe Biden foi diagnosticado com câncer "entre os mais...

A McLaren abre uma nova loja com modelos exclusivos raros “Senna” no Brasil

O evento marcou os sete anos da primeira concessionária...

Saia do aluguel! Veja como conseguir uma casa para minha casa minha vida

O programa Minha casa minha vida é uma política...

Conheça o acessório automotivo que melhora sua dirigibilidade, evita acidentes e custa apenas R$ 10

Ideal para quem dirige muito e quer mais controle...
Nosso Cotidiano
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.