Entenda o que é o botulismo, uma doença que pode ser causada após o botox

Data:

O que é botulismo, uma doença que pode ser causada após o botox (1)

O botox é geralmente usado para fins estéticos, como rugas e linhas de expressão (foto: banco de imagens)

A Agência Nacional de Vigilância da Saúde (ANVISA) alertou, na quinta -feira (13), sobre o risco de botulismo em pessoas que fizeram uso de injeção de toxina botulínica, o popular Botox. O aviso da agência ocorre após duas notificações de doenças.

Segundo a ANVISA, os sintomas podem aparecer após horas ou até semanas após a aplicação. Entre o que a pessoa pode sentir está a visão borrada, pálpebras caídas, fala arrastado e dificuldade em engolir e respirar.

O que é botulismo?

O botulismo (ou envenenamento por botulismo) é uma doença rara, mas muito grave, transmitida por alimentos, contato com solo contaminado ou uma ferida aberta. É importante que seja diagnosticado o mais cedo possível, pois o botulismo pode levar a paralisia, dificuldades respiratórias e morte.

O envenenamento do botulismo ocorre por uma toxina produzida por um tipo de bactéria chamada Clostridium botulinum. Embora muito comuns, essas bactérias só podem prosperar em condições onde não há oxigênio.

Quais são os sintomas do botulismo?

Os sintomas do botulismo podem aparecer seis horas a 10 dias após a infecção inicial. Em média, os sintomas do botulismo de crianças e alimentos aparecem entre 12 e 36 horas após a ingestão de alimentos contaminados.

Veja:  7 frutas com frutas para incluir na dieta

Os primeiros sinais de botulismo infantil incluem:

  • constipação
  • dificuldade alimentar
  • cansaço
  • irritabilidade
  • babando
  • Pálpebras caídas
  • grito fraco
  • perda de controle da cabeça e movimentos flácidos devido à fraqueza muscular
  • paralisia

Diagnóstico e tratamento de botulismo

A coisa mais importante se houver suspeita de botulismo é buscar ajuda médica o mais rápido possível. Quanto mais cedo o diagnóstico for realizado e inicie o tratamento, maiores as chances de sobrevivência da pessoa. O diagnóstico é feito por exames físicos, observação do questionário de sintomas e hábitos.

Também fazendo exames de sangue e fezes para analisar a presença de toxinas. Alguns testes adicionais podem ser solicitados, como eletromiografia, exames de imagem e teste de líquido espinhal.

O tratamento é realizado com antitoxina, que deve ser administrada assim que o diagnóstico for fechado. Outros tratamentos, como o uso de ventiladores, para ajudar a respiração, terapia e reabilitação a longo prazo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post:

spot_imgspot_img

Popular

Veja também
Relacionado

Joe Biden fala pela primeira vez sobre diagnóstico avançado de câncer em estágio

Joe Biden foi diagnosticado com câncer "entre os mais...

A McLaren abre uma nova loja com modelos exclusivos raros “Senna” no Brasil

O evento marcou os sete anos da primeira concessionária...

Saia do aluguel! Veja como conseguir uma casa para minha casa minha vida

O programa Minha casa minha vida é uma política...

Conheça o acessório automotivo que melhora sua dirigibilidade, evita acidentes e custa apenas R$ 10

Ideal para quem dirige muito e quer mais controle...
Nosso Cotidiano
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.