Praticar o exercício contribui para a saúde física e mental (Imagem: AndReonegin | Shutterstock)
Março é frequentemente dedicado às mulheres, especialmente pelo Dia Internacional da Mulher em 8 de março, oficializada pelas Nações Unidas (ONU) em 1975. Apesar dos avanços do mundo moderno, as mulheres ainda enfrentam sobrecarga com várias responsabilidades. Nesse contexto, um tema que merece destaque é o seu bem-estar, tanto físico quanto mental.
Para dar um parâmetro, recentemente o laboratório pensa que a OLGA, uma ONG de inovação social focada em um impacto positivo na vida das mulheres brasileiras, conduziu uma pesquisa para entender a saúde mental dos brasileiros após a pandemia Covid-19.
Os resultados revelaram que 45% dos participantes foram diagnosticados com algum transtorno mental, e 35% deles sofrem de ansiedade e 17% de depressão. Na vida diária dessas mulheres, os sentimentos mais comuns são a ansiedade (55%), o estresse (49%) e a irritabilidade (39%).
Além disso, 28% dos entrevistados relataram sonolência, fadiga e baixa auto -estima, enquanto 27% sofrem de insônia, 26% de perda de juros e 25% sentem tristeza regularmente. Esses fatores fazem com que muitas mulheres se sintam constantemente exaustas e insatisfeitas consigo mesmas e com suas vidas.
Ayurveda prática contribuições
Em um mundo cada vez mais acelerado e exigente, práticas milenares como as de Ayurveda Eles podem oferecer um caminho para equilibrar e bem-estar. Uma das práticas de saúde mais antigas do mundo, originárias da Índia, significa literalmente “ciência da vida”. Seus preceitos buscam promover a harmonia entre corpo, mente e espírito, enfatizando a prevenção e manutenção da saúde por meio de hábitos equilibrados, dietas personalizadas e tratamentos naturais.
“De acordo com os ensinamentos de Ayurveda, cada pessoa é única e precisa de abordagens individualizadas para alcançar o equilíbrio. Levando isso em consideração, há várias recomendações que podemos fazer em geral, como estabelecer uma rotina diária, o que ajuda a manter o equilíbrio interno ”, diz Ana Volpon, especialista em bem-estar Através da neurociência, psicologia positiva e ayurveda e autor do livro ‘Autenticidade – o melhor tempero da vida’.
Assim, hábitos simples podem oferecer ótimas contribuições. “Atividades como acordar cedo, executar exercícios leves, práticas de meditação e limpeza, como a linguagem de raspagem, são recomendados”, diz o especialista. “Sobre a comida, o Ayurveda defende uma dieta adaptada ao dosha (biótipo) de cada indivíduo. Outras práticas recomendadas são exercícios de meditação e respiração (Pranayama) ”, acrescenta.
Pilares de Ayurveda benéficos para mulheres
O especialista lista os 6 pilares que servem de base para uma vida com mais bem-estar:
- Exercício físico: Mover o corpo diariamente, mesmo que seja apenas uma caminhada, faz toda a diferença;
- Qualidade do sono: Melhor sono muda completamente o jogo para a mente e o corpo;
- Emoções saudáveis: Cuide do que você pensa – algo que está diretamente ligado ao que você sente;
- Nutrição ideal: Comer bem é como dar um combustível Premium ao nosso organismo;
- Autocuidados: Reservar um tempo para cuidar de si mesmo não é luxo, é uma necessidade;
- Autoconhecimento: Quanto mais nos conhecemos, mais fáceis são as escolhas que realmente fazem sentido.
As práticas ayurvédicas podem ser especialmente benéficas para mulheres em diferentes estágios da vida. Durante a menstruação, gravidez, menopausa ou em tempos de estresse e ansiedade, o Ayurveda oferece soluções naturais que ajudam a restaurar o equilíbrio e a vitalidade.