O Papa Leo Xiv é dos EUA, um país marcado por escândalos na Igreja Católica

Data:

Robert Francis Prevost nasceu em 14 de setembro de 1955 em Chicago, o estado americano de Illinois

Papa Robert Prevost Leão XIV

O novo papa tem 69 anos e é da ordem dos agostinianos. (Foto: Reuters, Hannah McKay)

Robert Francis Prevost é o Primeiro papa nascido nos Estados Unidos. Leo XIV vem de um país onde, por décadas, a Igreja Católica foi marcada por escândalos de repercussão mundial. A maioria deles envolve abuso sexual de menores, geralmente cobertos por autoridades eclesiásticas.

Um relatório publicado em 2023 pelo procurador -geral de Illinois, um estado dos EUA em que o novo papa nasceu, revelou que, apenas neste estado, mais de duas mil pessoas foram vítimas de abuso sexual cometido por mais de 450 indivíduos ligados à Igreja Católica.

Estima -se que, entre 1950 e 2018, mais de 20.000 menores foram abusados ​​por membros da Igreja Católica nos Estados Unidos. Os dados são do site do Bishop-Accidentability.org, que compila casos de abuso no clero.

Filme inspirado em escândalo de Boston Spotlight: Segredos revelados

Um dos maiores escândalos da Igreja Católica nos Estados Unidos ocorreu em 2003 na arquidiocese de Boston. Um relatório de investigação do jornal Boston Globe revelou uma rede sistemática de abuso e coberturas, envolvendo centenas de vítimas e dezenas de padres.

Após a investigação, o cardeal de Boston na época, Bernard Law, renunciou. Estima -se que este relatório tenha gerado queixas e ações judiciais em mais de 100 cidades americanas, resultando em cerca de U$ 4 bilhões em compensação.

Veja:  A ciência revela os melhores métodos naturais para reduzir a pressão arterial

O relatório foi realizado pela equipe do Boston Globe Spotlight, especializada em relatórios de profundidade e jornalismo investigativo. O trabalho recebeu o prêmio Pulitzer Public Service em 2003 e inspirou o filme Spotlight: Segredos revelados Vencedor do Oscar de melhor filme.

Principais escândalos da Igreja Católica nos Estados Unidos

Os casos de abuso sexual na Igreja Católica nos Estados Unidos representam um dos maiores desafios da história recente da instituição, com impactos legais, financeiros e morais.

  • Boston: Entre 1960 e 2000, centenas de vítimas sofreram abuso por cerca de 90 padres.
  • Los Angeles: Estima -se que, desde 1940, 1.353 vítimas foram abusadas por membros do clero.
  • Pensilvânia: Mais de 1.000 vítimas envolvendo cerca de 300 padres entre 1940 e 2010.
  • Illinois: Seis dioceses relataram quase 2.000 casos de abuso por mais de 450 pessoas ligadas à Igreja Católica entre 1950 e 2019.

O que mede a Igreja Católica nos EUA levou depois desses escândalos

Após a explosão de escândalos, a Igreja Católica dos EUA implementou políticas mais rígidas para prevenção e denúncia de abuso.

Desde 2013, o Papa Francisco também adotou medidas para endurecer as regras, tornando -o obrigatório para bispos e padres informarem abuso sexual suspeito – caso contrário, eles são considerados co-responsáveis.

No entanto, organizações de vítimas e críticos afirmam que as respostas ainda são lentas e insuficientes diante da gravidade e extensão dos crimes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post:

spot_imgspot_img

Popular

Veja também
Relacionado

Joe Biden fala pela primeira vez sobre diagnóstico avançado de câncer em estágio

Joe Biden foi diagnosticado com câncer "entre os mais...

A McLaren abre uma nova loja com modelos exclusivos raros “Senna” no Brasil

O evento marcou os sete anos da primeira concessionária...

Saia do aluguel! Veja como conseguir uma casa para minha casa minha vida

O programa Minha casa minha vida é uma política...

Conheça o acessório automotivo que melhora sua dirigibilidade, evita acidentes e custa apenas R$ 10

Ideal para quem dirige muito e quer mais controle...
Nosso Cotidiano
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.